Jamaica Sound System

     No contexto da cultura popular jamaicana, um sound-system(sistema de som) é um grupo de disc-jóqueis, de coordenadores e de MCs do disco tocando a música do ska, a rocksteady ou do reggae. A cena do sound-system é considerada geralmente como uma parte importante de história cultural jamaicana e como sendo responsável para a ascensão de diversos gêneros musicais jamaicanos modernos. O conceito do sound-system tornou-se primeiramente popular nos anos 50, nos guetos de Kingston. DJs carregavam um caminhão com um gerador, umas plataformas giratórias, altofalantes e instalação elétrica de rua enormes. No começo, o DJs tocaram o ritmo e a música americanos do blues, mas como o tempo progrediu e uma música mais local foi criada, o som migrou a um sabor local. Os sound-systems eram um grande negócio, e representado de poucas maneiras certas de fazer o dinheiro na economia instável da área. O promotor (DJ) faria seu lucro carregando uma admissão mínima, e vendendo o alimento e o álcool. Não era raro milhares de pessoas comparecerem.
     Nos meados dos anos 1950, os sound-systems tinham eclipsado músicos em toda a combinação com a finalidade dos partidos da plataforma. Pela segunda metade da década, os sound-systems começaram a aparecer das oficinas dos especialistas tais como Headley Jones, que construiu armários feitos sob medida para altofalante conhecidos como ""House of Joy". Realizava-se igualmente em torno deste tempo que a primeira estrela jamaicana mundial,o DJ e MC Count Machuki (Winston Cooper) levantou-se à proeminência. Enquanto o tempo progrediu, os sound-systems tornaram-se mais ruidosamente capazes de tocar freqüências baixas de 30.000 watts ou mais, com a wattagem similar atingível no "mid-range" e nas altas freqüências,e distante mais complexos do que seus antecessores, os Djs gravavam com uma única competição da extensão do "speaker" (fala).A competição entre estes sound-systems eram ferozes, e eventualmente dois DJs emergeram como as estrelas da cena: Sir Clement "Coxsone" Dodd e Duke Reid. A popularidade de um sound-system era principalmente contingente em uma coisa,possuir uma música nova. A fim de contornar o ciclo da liberação das etiquetas americanas de gravação, as duas estrelas mundiais dos sound-systems migraram para a produção de gravação. Inicialmente, produziram singles para seus próprios sound-systems, conhecidos como " Exclusives" ou Dubplates,e emitiam uma edição limitada de uma cópia por canção. O que começou como uma tentativa de copiar o R&B americano;usou os músicos locais evoluídos em um gênero musical excepcionalmente jamaicano:o Ska. Este deslocamento foi devido em parte ao fato que como R&B americanizado foi abraçado por uma audiência pela maioria da parte branca, adolescentes e evoluiu no rock and roll, proprietários dos sound-systems podia já não podiam depender de um córrego constante de escolha e preferiram rápido-baralhe danças e baladas. 
     Em resposta a este deslocamento na fonte, produtores jamaicanos introduzidos a seu trabalho alguns dos elementos originais do som jamaicano: guitarra rítmica que marcou a ênfase pouco frequente e a marcação da bateria na terceira batida, por exemplo.Como este formulário musical novo se tornou mais popular, Dodd e Reid começaram a mudar-se mais seriamente na produção da música. O estúdio de produção de Coxsone se transformou no famoso Studio One, enquanto o Duke Reid fundou a Treasure Isle. . Enquanto os sound-systems continuaram a ganhar popularidade com os anos 60 e os 70, tornaram-se politizados em muitos casos. Muitos sound-systems e seus proprietários, foram etiquetados como suportes de um partido político particular (tais como o PNP ou o JLP), mas a maioria dos sistemas de som tentaram manter a neutralidade política. Não obstante, como um fenômeno cultural e econômico, o sistema de som foi afetado pelas mudanças sócias-político vastas que ocorreram na Jamaica neste tempo.Muitos artistas conhecidos como "Toasters Djs" tiveram suas carreiras iniciadas exatamente nos sound-systems,como U-Roy, I-Roy,King Stitt, Charlie Chaplin, Dillinger, Trinity, Big Youth, Dr. Alimantado entre tantos outros. O sound-system também originou esse estilo do reggae. na Jamaica começavam a se popularizar os sound systems, nos anos 1950. Na foto antiga aí de cima, feita na Jamaica, fica evidente a semelhança com o calhambeque sonorizado que ganhou as ruas de Salvador há exatos 60 anos.

A história dos sound systems começou e se desenvolveu na periferia de Kingston, depois se alastrou pelo mundo. Caminhões equipados com gerador de energia, amplificador, toca-discos e enormes alto-falantes saíam pelas ruas promovendo festas ao ar livre. Os DJs botavam pra rodar discos de ska e rocksteady, ancestrais do reggae e do dub, acompanhados dos vocais dos MCs. Festas de rua como essas são reproduzidas até hoje, por exemplo, no carnaval de Portobello Road, reduto afro-terceiro-mundista de Londres.

Os sound systems tornaram-se importantes veículos para a divulgação da moderna música jamaicana. No Brasil, o Maranhão foi pioneiro ao adotar a ideia com as radiolas - paredões de caixas acústicas -, não por acaso, abraçando o reggae. Suas influências estão aí bem vivas, na pulsação dos sons graves que dão corpo à música pop, nas festas de aparelhagem do Curitiba, Pará ao Rio de Janeiro e nos bailes black de São Paulo.